sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Riquelme, será?


Fonte Jornal da Tarde:

Favor por Riquelme

Timão pega gringo para facilitar um acordo com o 10 do Boca Juniors
MARCEL RIZZO,marcel.rizzo@grupoestado.com.br

A diretoria corintiana só aceitou registrar na CBF o meia Mariano Torres, 22 anos, porque conta com a ajuda do empresário Alejandro Bouzas na contratação do sonho de consumo para a Libertadores 2010:Riquelme.

Torres assinou contrato com o Timão até dezembro deste ano, com salário de 15 mil mensais, a pedido de Bouzas. Segundo a diretoria corintiana, o clube não gastará nada - o procurador arcará com tudo. Ele está emprestado, pois tem contrato com o Boca Juniors. A ideia era tentar valorizá-lo para o time gringo, que assim toparia emprestar Riquelme em 2010. Só que Mano não o quis. Assim, o jeito será tentar repassá-lo a outro clube no Brasil.

O empresário é o mesmo que trouxe Matías Defederico e, a princípio, imaginava-se que fosse um favor por Bouzas ter tratado de toda a complicada negociação com o Huracán. Mas não é só isso. Empresário influente no futebol argentino, Bouzas é amigo do atual presidente do Boca, Jorge Ameal, e também do antigo, Maurício Macri, que hoje é prefeito de Buenos Aires.

A missão do argentino é convencer o Boca a empresar Riquelme e tratar com o jogador para pedir menos do que os R$ 5 milhões que exigiu ao Grupo Sonda para atuar um ano no Brasil.

Estratégia para salário

A ideia do departamento de marketing para pagar Riquelme é curiosa: poderia ser firmada acordo exclusivo com alguma empresa para ela anunciar somente na camisa do argentino. Clube e jogador dividiriam o valor. O assunto é controverso, mas já foi usado fora do Brasil.

Como ainda não tem fechado os patrocinadores de 2010, o Corinthians tem liberdade para sonhar com qualquer contrato.

Valorização

Em evento no último sábado no Parque São Jorge, como parte da comemoração dos 99 anos do Corinthians, aliados do presidente Andres Sanches, como o conselheiro Manoel Evangelista, contavam a quem quisesse ouvir que Riquelme chega em janeiro. Até data existia: dia 15.

A confiança é por conta da presença de Bouzas na negociação. A ideia é pagar um pequeno valor ao Boca pelo empréstimo de Riquelme. Em troca, tentar valorizar Torres no Brasil.

O jogador tem 22 anos e, apesar de ser reserva de Riquelme, pode ter mercado fora da América do Sul. A comissão técnica o vetou por dois motivos. Primeiro porque já tem três estrangeiros (Escudero, Balbuena e Defederico) no elenco, máximo que pode entrar em campo pela regra da CBF. Segundo: não tinha certeza da qualidade do atleta.

“O Torres é um bom jogador, habilidoso. O problema é que joga na mesma posição do Riquelme e no Boca não tem espaço”, disse ontem Defederico.

O Boca está em situação financeira ruim. Qualquer venda, até de um reserva, é importante. O jogador foi oferecido por empréstimo ao Sport, mas o clube pernambucano não quis.

NEGÓCIOS

A trocaMariano Torres é emprestado ao Corinthians por quatro meses. O Boca imagina que assim pode valorizá-lo e vendê-lo para outro país. A ideia foi de Alejandro Bouzas, também empresário de Defederico. Desta maneira, o time argentino toparia emprestar Riquelme em 2010.

O problema

Mano Menezes não aceita Torres, meia de 22 anos. Mesmo assim o contrato é firmado.

Salário

Torres nem vai se integrar ao elenco corintiano. Vai ganhar 15 mil mensais e, segundo a diretoria corintiana, quem vai pagar é Alejandro Bouzas. Defederico ontem defendeu o compatriota, o elogiando.

Empréstimo

Como Mano não o quer, o jeito foi confirmar o empréstimo ao Timão e agora tentar repassá-lo a algum time brasileiro. O Sport já não quis o jogador.

2 comentários:

Álvaro disse...

Pelo que entendi, o problema do Torres é que o Timão estoura o número máximo de estrangeiros contratados.

Sds alvi-negras!

Carlinhos disse...

Mas pelo que eu sei estoura em relação aos campeonatos nacionais, para Libertadores o numero aumenta, muitas coisas realmente é na base de um ajudar o outro.